sexta-feira, agosto 31, 2012

ATENÇÃO GAROTAS



CONCURSO GAROTA PRIMAVERA 
 DOM JAIME 2012

DIA 14 DE SETEMBRO
FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO COM A DONA GISELY

terça-feira, agosto 28, 2012

No Dom Jaime tem....


Projeto Fiscal Mirim...é um projeto desenvolvido pela professora Denir juntamente com os estudantes do 5º ano onde o objetivo é fiscalizar e monitorar o recreio visando o cuidado com o ambiente para mantê-lo limpo e agradável.

Os fiscais responsáveis  por observar o recreio e orientar os estudantes quanto ao lixo que ainda se observa no chão.








O Projeto ainda prevê ações como: ornamentar um jardim no quintal da frente da escola para embelezar ainda mais o ambiete.

As aulas no Dom Jaime - PARTE II





E as aulas interessantes não param, os estudantes agradecem. Aqui uma demonstração da atuação nas aulas de Língua Portuguesa da Professora Ana Lúcia com Teatro.








As aulas no Dom Jaime- PARTE I

Os estudantes do 6º ao 9º tem participado de aulas interessantes como no caso da aula de Ciências com a Professora Suzani onde fizeram um experimento para verificar a existência dos Ácidos que  são substâncias que têm certas propriedades em comum.
As Bases (também denominadas álcalis) é outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Na experiência  puderam investigar algumas destas propriedades, utilizando material bastante comum que trouxeram de  casa: sabão, vinagre, biicarbonato, creme dental, etc. Além disso,  aprenderam como os químicos usam escalas de pH para descrever ácidos e bases.






Indicadores
A propriedade mais notável dos ácidos e bases é a habilidade deles para mudar a cor de certos vegetais. Um bem comum cuja cor responde à aplicação de ácidos e bases é o repolho roxo. O primeiro passo nesta experiência foi preparar um extrato de repolho roxo, com o qual  puderam investigar estas mudanças de cores.

pH(aproximado)
2
4
6
8
10
12
cor do extrato
vermelho
púrpura
violeta
azul
azul/verde
verde

sexta-feira, agosto 17, 2012

Sábado é...Dia da Família na Escola

Isso mesmo, Sábado dia 18 de agosto Venha com toda a sua FAMÍLIA

Das 9h00min às 14h00min

Confira a Programação:

  • Palestra: "O Adolescente e o uso de drogas na sociedade contemporânea" - 9h00min às 10h00min - Com a Terapeuta Ocupacional - Lisete Maria Borba - Local: Biblioteca da escola
  • Stand com exposição do grupo Galera Radical
  • Exposição de trabalhos de alunos do 6º ao 9º ano
  • Stande do Projeto Jovens de Atitude
  • Presença do CRAS
  • Palestra SAFERNET - Internet Segura - Sala de Informática Pedagógica
  • Visita nas salas - 1 º ao 5º ano - 11h00min às 12h00min
  • Apresentações à partir das 13h00min: Grupo de dança, Pau de Fita, quadrilhas.
  • Haverá almoço na escola das 12h00min às 13h00min, com música ao vivo Vilinista Clássico Ananias Almeida e Equipe.   

Obs: Estaremos vendendo o ticket até sexta-feira- 17-08 na Secretaria da Escola no valor de R$5,00 o prato (Risoto, salada e suco)

A cantina estará funcionando.

PARTICIPE!

sexta-feira, agosto 10, 2012

PEÇA TEATRAL
ALERTA: REINO DAS ÁGUAS CLARAS EM PERIGO!

ESTRÉIA DA PEÇA TEATRAL CONCURSO ÁGUAS DE JOINVILLE- SEMANA DE 06 A 09 DE AGOSTO



17-08 AS 10 HORAS SERÁ A SELEÇÃO
VAMOS TORCER!

5º ano

Jogos de português

quinta-feira, agosto 02, 2012

Projeto chorinho nas escolas

Nossa escola teve o prazer de receber artistas que compõem o Projeto Chorinho nas Escolas, os quais apresentaram algumas canções de Pixinguinha e outros compositores, também explicaram sobre alguns instrumentos e a história do choro ou chorinho.


Um show de cultura para todos!











O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.


O conjunto regional é geralmente formado por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia, o cavaquinho faz o centro do ritmo e um ou mais violões e o violão de 7 cordas formam a base do conjunto, além do pandeiro como marcador de ritmo.