segunda-feira, fevereiro 20, 2006


CARTA AOS PROFESSORES
Colegas professores,

"Aqui estamos nós, energias renovadas, cheios de idéias e esperançosos de poder fazer um ano melhor: com mais entusiasmo, mais colaboração, mais conhecimento. Afinal, como professores, sabemos que muito mais do que ensinar, devemos estar abertos a aprender, aprender sempre, pesquisar, ler, perguntar, pedir ajuda, trocar idéias, compartilhar nossas descobertas...
Somos todos aprendizes: professores, alunos, pais. Somos humanos, passíveis de erros e acertos; o mais importante em nossa jornada é saber que não podemos parar no tempo, a vida é movimento que nos impele para frente.
Vivemos um momento histórico, a era do conhecimento, do uso das novas tecnologias, forçando-nos a nos reciclar para poder acompanhar essa moçada, para quem o novo não causa espanto nem medo, ao contrário, é motivo de entusiasmo e de interesse. Temos nas mãos a oportunidade de usar essa motivação nas nossas aulas, direcionando-as de forma mais atraente e significativa para os alunos, tirando-os da passividade, do papel de meros receptores do “nosso saber” e de “nossas verdades”. Assim, passamos a caminhar juntos, orientando-os em suas descobertas, instigando-os a pesquisar e construir seu próprio conhecimento, direcionando, questionado, avaliando e re-avaliando, aprendendo juntos a trabalhar de forma cooperativa.
Essa postura do professor exige vontade e disposição para incorporar o novo, humildade para admitir que muito tem a aprender (inclusive com seus alunos), e, principalmente, criatividade. Sim, criatividade para lidar com as limitações da escola, dele mesmo, dos alunos, dos pais dos alunos....estamos longe de trabalhar numa situação ideal (salas ambientes com 25 alunos, todos muito interessados e responsáveis oriundos de famílias bem estruturadas, cursos de aperfeiçoamento, reuniões de planejamento e estudo etc...etc...etc...)
Não vamos encontrar fórmulas prontas que nos tragam as respostas, que resolvam nossos problemas, nós é que precisamos buscar as soluções , testar, tentar, errar, acertar, tentar novamente e deixar de lado a acomodação confortável em que muitas vezes nos apoiamos para resistir ao novo, mesmo sabendo que para nossos alunos nada é tão novo assim; nós é que estamos atrasados..."
Escrito por Gladis- profª Coordenadora Sala Informatizada- Caic Mariano

Achei este texto muito pertinente para nosso início de ano e gostaria que todos refletissem um pouquinho...

Fabia