segunda-feira, março 20, 2006

Projeto: Textos teatrais - Prof Ana Lúcia

Queridos alunos de 7ª série, quero lhes desejar um ótimo início de ano letivo e dizer-lhes que aproveitem o máximo mais esta ferramenta que está ao alcance de vocês favorecendo à aprendizagem.
Leiam os textos a seguir e sigam as instruções da professora Ana Lucia.

Boa aula, boa leitura

Prof Fabia - Coordenadora Informática Pedagógica
Meus queridos da 7 ª série

Vocês estão recebendo dois textos para a leitura, sendo que os dois são trechos extraídos do livro O menino narigudo (de Walcyr Carrasco). Porém um representa o gênero teatral (dramaturgia) e o outro representa o gênero romance. Estes livros são uma adaptação do livro oficial Cyrano de Begerac de _(nome do autor). Gostaria que vocês comparassem os dois trechos extraídos dos livros de Walcyr Carrasco e analisassem qual deles é teatral e qual é romance. Após esta análise, gostaria que fizessem comentários sobre qual trecho mais gostaram e por quê.
Estaremos então, iniciando nosso Blog da Leitura.

Lembrem-se
“O ato de ler é revolucionário, pois transforma o leitor passivo em leitor ativo, um co-autor, doador de sentidos”.(Lucia Pimentel Góes)
“Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro.
Os outros são extensões do corpo.
O microscópio, o telescópio, são extensões da vista; o telefone e extensão da voz;
Temos o arado e a espada, extensões do braço;
Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação”.
(Jorge Luís Borges).


Professora Aninha (Português)
Texto 1
Trecho do livro: O Menino Narigudo
Autor: Walcyr Carrasco

GABI ENTRA DE MOCHILA. CRISTIANO AFASTA-SE BATENDO A BOLA.
CIRANO – (hesita) Gabi...
GABI – Oi.
CIRANO – (tímido) Eu... eu preciso falar com você.
GABI – Comigo?
CIRANO – É... eu... eu quero te convidar pra tomar um sorvete comigo. Pronto, já disse.
GABI – (surpresa) Ahn?
CIRANO – É isso mesmo. Quero te convidar pra tomar um sorvete comigo.
GABI – Ah... Mas você paga o sorvete?
CIRANO – Claro que pago. Eu estou convidando.
GABI – Ah... bom. Porque tem gente que convida e depois na hora não põe a mão no bolso. O seu amigo Cristiano é assim. Um caloteiro.
CIRANO-(decidido) Eu já disse que pago o sorvete.
GABI – Eu vou se for um sundae, com calda de caramelo, marshmellow!
CIRANO – (sem jeito) Puxa, Gabi... eu vou ficar de bolso vazio. Mas tá legal... pago o sundae!
GABI SORRI. OS DOIS ANDAM COMO SE ESTIVESSEM PASSEANDO. ENTRA UMA MESINHA, COM DUAS CADEIRAS. OS DOIS SENTAM-SE. ENTRA GARÇOM, QUE SERVE DOIS ENORMES SUNDAES. GABI BEM DENGOSA.

GABI – Nunca pensei que você fosse me convidar para tomar sorvete. Sempre foi tão tímido!
CIRANO – Eu estava tomando coragem.
GABI – Sabe, eu adoro cantar. Conheço umas músicas lindas.
CIRANO – Canta uma pra mim.
GABI SORRI E COMEÇA A CANTAR UMA MÚSICA. CIRANO SORRI E CONTINUA. OS DOIS CANTAM JUNTOS. AO TERMINAR, ELA APLAUDE.
GABI
– (encantada) Que lindo, Cirano, que lindo! Gosta de música?
CIRANO – Já fiz uma porção de letras. Poesia também. Quer que eu faça uma pra você?
GABI – (gostando) Poesia? Você, fazer uma poesia pra mim?
CIRANO – Pois eu faço agora mesmo. Quer ouvir? (toma fôlego) Gabi, Gabi.
GABI – Ah... continue!
CIRANO – Gabi, Gabi/ Só penso em ti/ Nos teus olhos tão bonitos/ No teu jeito de sagüi.
GABI – (furiosa) Sagüi? Eu não tenho jeito de sagüi coisa nenhuma!
CIRANO – (apaziguando) Não fica brava, Gabi. Eu só estava procurando uma rima.
GABI – Também vou fazer uma poesia. Ouça só! (recita) Cirano tem um nariz / Grande como uma mortadela.
CIRANO – (surpreso) Cadê a rima?
GABI – (brava) E daí? Com rima ou sem rima, seu nariz continua grande! Imenso!
CIRANO – (furioso, estica o pescoço para a frente) Não fala do meu nariz!
SEM QUERER, CIRANO ENFIA O NARIZ NO SUNDAE DE GABI
GABI – Tira o nariz do meu sorvete!
CIRANO – (puxando o nariz) Meu nariz ta congelando.
GABI – Agora ficou maior ainda! Parece uma banana split!
GABI SAI CORRENDO. CIRANO CORRE ATRAS. ENTRA MÚSICA.

Texto 2
Trecho do livro O Menino Narigudo – Walcyr Carrasco

Com um nome desses e um nariz daqueles, a vida de Cirano às vezes era bem complicada. Amigos, não tinha muitos. Namorada, tentou uma vez. Convidou a Gabi, linda garota sardentinha, para sair e tomar um sorvete. A Gabi ficou vermelha. Nuca tinha passeado com ninguém, mas aceitou.
Acabou a aula, e eles foram para a sorveteria do shopping. Um mais sem jeito que o outro. Cirano tinha guardado todo o dinheiro que ganhou no aniversario, a espera daquele momento. Pediram dois sundaes.
Vieram dois sundaes gigantescos. Altos como um edifício, com uma cereja na ponta, calda de chocolate e marshmellow, com castanhas picadas. Um arraso. A Gabi, que era gulosinha, suspirou de emoção. Cirano estava aliviado: até ali, tudo ia bem.
Durou pouco. Eles começaram a conversar sobre letras de musica. Cirano conhecia muitas de cor. Inclusive algumas de rock pauleira. Tinha até tradução do inglês. A Gabi também adorava musica: sabia uma porção. Cirano se entusiasmou:
― Eu mesmo já fiz um porção de letras – disse ele. – Poesia também. Quer que eu faça uma pra você?
Gabi até abanou o pescoço, de tão dengosa?
― Serááaááááááááááá que você consegue?

Cirano disparou:
Gabi, Gabi,
Só penso em ti
Nos teus olhos tão bonitos
No teu jeito de sagüi.

Ela quase gritou:
― Sagüi? Eu não pareço sagüi coisa nenhuma!
Cirano tentou explicar que quando a gente faz poesia, é assim mesmo. As rimas vão chegando. Por isso, às vezes, os poetas demoram tanto para escrever. Fazem uma poesia, e depois mudam rima por rima, como se fosse um quadro que o pintor constrói, pincelada por pincelada. Mas Gabi estava vermelha de raiva, e não estava nem um pouco interessada em entender essas questões.
― Eu também posso fazer poesia – disse.
E tascou:

Cirano tem um nariz
Grande como uma mortadela!

― Isso não é poesia, não rimou coisa nenhuma!
― E daí? Seu nariz continua grande, com rima ou sem rima nenhuma!
― não fala do meu nariz!
Nunca suportou que mexessem com o nariz dele. Era um ponto fraco, por assim dizer. Nervosíssimo, Cirano esticou o pescoço na direção de Gabi. Na frente do pescoço, veio o nariz. E o nariz mergulhou no meio do sundae da Gabi. Ela gritou, horrorizada:
― tire o nariz do meu sorvete!
Cirano puxou a cabeça e o nariz voltou junto. Com a cereja presa no alto de um montinho de chantilly, precariamente equilibrado na ponta. Geladíssimo. Nunca houve um nariz tão gelado quanto o de Cirano. Gelado e melado. Eram castanhas picadas, marshmellow, calda de chocolate e sorvete de morango. Tudo pingando do nariz. Parecia um banana split!
― Meu nariz está derretendo!
Cirano gritou e correu para o lavatório. Quando voltou, Gabi tinha ido embora.
Vejam os talentos revelados neste projeto!!!
Produção de Alex e Roriane- 7ª A- Profe Ana Lúcia- "Lua Nua"

SÍLVIA - Pode me xingar do que quiser, se eu não conseguir me impor hoje com você, neste dia tão importante para minha vida, não conseguirei nunca mais.
LÚCIO - Mas Silvia, você só sabe reclamar, reclama daqui, reclama dali, quando isso vai parar, ou melhor, quando você vai parar.
SÍLVIA Quando eu vou parar? Quando você vai parar de pensar apenas em si mesmo e pensar nos outros, mais pelo jeito isso nunca vai acontecer.
LÚCIO – Você quer saber, chega com essa discussão mesquinha! Agora vou lá falar com Dona Mariazinha, e você Silvia, vá telefonar para o Alberto. (Lucio antes de sair de casa tropeça no carrinho).
SÍLVIA(Silvia do telefone grita) Lucio, olha o carrinho.
LÚCIO(Tropeçando) Aãa! Que merda, quem colocou esse carrinho na minha frente (Lúcio se levanta e tropeça novamente) Sílvia porque você não ajunta esse brinquedo, a casa já esta parecendo um chiqueiro (Se levanta e sai de cena)
(Enquanto isso Sílvia conversa com Alberto no telefone)
SÍLVIA – Alo, Alberto eu preciso de sua ajuda. É que não tem ninguém para cuidar do Júnior, e eu e o Lucio queremos ir trabalhar, será que sua namorada não poderia cuidar dele para mim, até eu voltar?
(Pausa)
SÍLVIA – Ah você via falar com ela e depois ligara para mim.
(Pausa)
SILVIA – Está bem, então tchau.
(Lucio volta para a casa).
SILVIA – E aí Lucio, Dona Mariazinha pode ficar com o Junior?
LUCIO – Ela não esta, o jardineiro falou que ela foi viajar, ah antes que eu me esqueça, você falou com meu irmão.
SILVIA – Sim falei, ele primeiro falara com Ana Paula e depois ligará para nós.
LUCIO – (Lucio pega a mala e vai saindo) Já que o problema já foi resolvido vou trabalhar.
SILVIA – Nada disso, você vai aguardar aqui comigo, esse problema é de nós dois.
LUCIO – Esta bem você venceu, eu espero
SILVIA – Oh! O telefone (Silvia atende o telefone)
SILVIA – Oi Ana Paula
(Pausa)
SILVIA – Você pode cuidar do Junior para mim?
(Faz uma cara de desespero)
SILVIA – Tchau.
LUCIO – Silvia para de fazer essa cara de ...
SILVIA – Essa é a única cara que eu tenho
LUCIO – O que aconteceu?
SILVIA – A Ana Paula não vai poder cuidar do Junior porq...
LUCIO – Porque?
SILVIA – Pare de me interromper, Lúcio.
LÚCIO – Está bem, fale.
SÍLVIA – Ela não vai poder porque hoje ela terá a prova de faculdade.
LUCIO – Então porque você não procura na agenda telefônica.
SILVIA – Aleluia uma idéia que preste
(Silvia liga para Amanda)

SILVIA – Oi Amanda eu queria saber se você não pode cuidar do Junior para mim
(Pausa)
SILVIA – Não ah então muito obrigado.
(Silvia acha outra amiga e liga)
SILVIA – Oi Vitória, eu estou com um problemão.
(Pausa)
SILVIA – É que não tem ninguém para cuidar do Junior para mim, então eu queria saber se você não pode.
(Pausa)
SILVIA – Não, mesmo assim obrigado.
LUCIO – Por acaso uma noticia boa?
SILVIA – Boa uma merda as 2 Amigas disseram ter compromisso
LUCIO – Silvia já são quase 10:30 h.
(A campainha toca).
SILVIA – Vai atender a porta.
LUCIO – Vai atender você?
SILVIA – Mas até na hora de atender a porta você reclama. Que merda né.
(Silvia atende porta)
SILVIA – Dulce, o que você esta fazendo aqui.
DULCE – Vim pegar o meu salário.
SILVIA – Depois eu te dou, mas cuide do Junior para mim.
DULCE – Esta bem só por hoje.
LUCIO – Ótimo agora podemos ir.
SILVIA – Dulce, dê a mamadeira para o Junior quando ele acordar. (Vai saindo) (Volta e diz) Ah, e troca a fralda dele e mais uma coisa você...
LUCIO – Vamos Silvia, a Dulce sabe o que fazer.
(Saem de mãos dadas) (Dulce fica sem entender)
Aí vai mais uma produção, vejam quanta criatividade!
Lua Nua
Sílvia: Pode me xingar do que quiser. Se eu não conseguir me impor hoje com você, neste dia tão importante para minha vida, não vou conseguir nunca mais.
Lúcio: (Lúcio se direciona à porta) Tá bom, tá bom, eu vou nessa m...dessa vizinha!(saindo da porta, Lúcio tropeça no carrinho do bebê e acaba caindo) Filho da p...
Sílvia: Cala a boca Lúcio!
Lúcio: calar a boca como, se deixam essa porcaria desse carrinho aqui!(Lúcio vira para trás e acaba tropeçando no bebê conforto) Cheeeeeeggaaaaaaa!Eu não agüento mais, você quer trabalhar fora, mas nem cuida das tarefas de casa!(Sai)
Sílvia: (no telefone) Oi! Paulo? Eu e o Lúcio temos um problema, a minha entrevista e a do Lúcio é ao mesmo tempo e não temos ninguém pra ficar com o Júnior, gostaria de saber se a Ana Paula ficaria com ele até a gente voltar?(Pausa)Ah!ela não tá! Então pede pra ela telefonar pra mim?Tá!Tá bom então tchau.
Lúcio: (Lúcio retorna) O jardineiro disse que ela viajou. (pega a sua pasta e vai saindo)
Sílvia: Nããããããããããooooooooo!Você vai esperar a Ana Paula ligar aqui comigo!(O telefone toca) Alô!Ana Paula!Você vai ficar com o Júnior?(Pausa) Ah!Você tem prova na faculdade!Obrigada.Tchau!
(Folheando a agenda) tem mais duas pessoas que eu posso contar, Joana e Márcia.(depois de discar no telefone) Alô!Márcia?Você podia ficar com o Júnior pra eu e o Lúcio irmos trabalhar?Ah!Você tem compromisso!Obrigada!Tchau!
(Depois de discar no telefone) Oi! Joana?Você pode ficar com o Júnior?Ah!Você tem compromisso!
Lúcio: Sílvia a campainha está tocando, vá atender!
Sílvia: Duulllceeeee!Quer voltar a trabalhar ago...
Dulce: É claro! Desculpe-me Sílvia, eu tenho dois filhos pra criar e não posso ficar desempregada.
Sílvia: Então comece agora, eu e o Lúcio estamos indo para uma reunião de trabalho!Tchau!(saindo pela porta)



Alunos: Flávio e Eduardo
7ªsérie “C”

81 comentários:

E M Dom Jaime disse...

OS dois textos são muito bons,são o mesmo texto mas de duas formas diferentes,o primeiro em forma teatral e o segundo em forma de romance.

E M Dom Jaime disse...

P.S:comentários de Ericson Luis Hilleshein e Bruno Resendes da Silva.

E M Dom Jaime disse...

O texto 1, é o texto teatral, sem sombra de dúvida, pois ele apresenta as seguintes caracteristicas:
*Apresenta rubricas que indicam o que o ator deve fazer.
*Possui antes do diálogo o nome da pessoa que vai falar.
*Não apresenta narrador,só rubrias.
*O texto teatral é formado por diálogo.

Luane e Roriane

E M Dom Jaime disse...

Gostamos mais do texto1, que no caso é o texto teatral.
Por que nele parece que as cenas ficam mais engraçadas,e mais fáceis de entender.

Característica do texto 1:
*Tem rubricas
*Nome dos personagens antes das falas
Alunas:Thays L. dos Santos e Mayara de A. Limas

E M Dom Jaime disse...

Os dois textos são de formas diferentes.o primeiro possui rubricas,sabe-se quem vai falar ou praticar a ação.

O segundo texto é praticado em forma de romance.

Leizi e Josiane

E M Dom Jaime disse...

Nós duas estamos lendo o livro o O Santo e a Porca,que é um texto teatral muito bom.Eu recomendo para qualquer pessoa.É super engraçado,você da gargalhadas.É muito interessante.

Luane e Roriane

E M Dom Jaime disse...

o primeiro texto é teatral
porque possui nome do personagen
antes da fala. Possui rubricas
e tambem possui dialagos entre
os atores.
Jéssica Torres Delgado
Andressa Cardoso dos Santos.

E M Dom Jaime disse...

Nós alunos da Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara, Alex e Odilon lemos dois textos, teatral e romance onde teremos que explicar sobre suas características.
Principais características do texto teatral:
Como as maiorias dos textos teatrais não apresentam narrador usamos:
*As Rubricas de Movimento
Ex: “(Gabi sorri e começa a cantar uma musica. Cirando sorri e continua. Os dois cantam juntos. Ao terminar, ela aplaude.).”
Para indicar quem esta falando colocamos:
*O nome do personagem antes de sua fala.
Ex: “Gabi – Nunca pensei que você fosse me convidar para tomar um sorvete. Sempre foi tão tímido.”

Comentários:
Livro:O Pagador de Promessas
Comentário: Este livro fala de um homem que fez uma promessa e para cumpri-la devera levar uma cruz em suas costas por 60 léguas até a igreja da cidade.
Em alguns momentos passara por dificuldades e reclamará muito.


De: Alex e Odilon.

E M Dom Jaime disse...

Nós alunos da escola Dom Jaime, Jhony e Wagner achamos esse blog muito show, foi muito bem feito apostamos que passaram muito tempo para fazê-lo em fim depois de tanto fugir do assunto vamos ao que interessa:
Nós gostamos mais do texto teatral, porque além de ele ser totalmente diferente ,teatro (texto 1) é bem mais fácil de entender, mais divertido e porque da a expressão das personagens através das rubricas(ironizado, assustado, nervoso, apaziguando, surpreso etc.).

Livros: Demônio e a Sr. Prim, mistério da fabrica de livros e muitos outros estamos lendo pagador de promessas.Não temos muitas recordações dos outros livros, mas o pagador de promessas é muito show estamos acabando de ler, e estamos gostando muito ,BLZ,nóis na fita.
Pronto, falamos o que queríamos tchau!Até a próxima.

E M Dom Jaime disse...

Características texto 1

É um texto teatral.
Por que tem rubrica, diálogos.

Comentários:

Gostamos do texto 1.
Pôs ele traz diálogos, o que deixa mais engraçado e interessante.
Para o leitor...


Alunas: Maryana klemm e Maiara A.

E M Dom Jaime disse...

Achamos que o texto um é teatral pelo nome dos personagens vir antes da fala e por conter rubrica.

Gostamos mais da parte em que ele recita a poesia para ela.



Alunos Flavio A.F. de Oliveira e Jéssica dos Santos

E M Dom Jaime disse...

O texto 1 é teatral:
Características: o nome antes do diálogo dos personagens é essencial para um texto teatral.O narrador não aparece neste texto teatral.Apresenta rubricas.

Priscila Randon

E M Dom Jaime disse...

O texto 1 é teatral, porque possui rubricas e mostra quem é o personagem. Já o texto 2 não é teatral mais a história é a mesma


Alunos: Jean Carlos Cancerelhi
Rudinei de Baros Fonseca

E M Dom Jaime disse...

Eu creio que o texto 1º é o texto teatral, por apresentar o nome, antes da fala do personagem.E por não apresentar a fala do narrador.

O 2º texto não e teatral, pois não apresenta os nomes dos personagens e por apresentar a fala dos personagens.

Nomes: Dionata Fermino e Felipe Reitz.
7ªC

E M Dom Jaime disse...

O 1° texto é teatral porque tem dialogo e apresentam nome personagens e fatos
Possui rubrica, local e tempo,o narrador geralmente não aparece no texto
A linguagem pode ser formal ou informal

O 2º texto não é teatral por que é o contrario do primeiro texto não possui rubricas tempo narrador etc...

Nomes Wagner e Fernando 7ª SÉRIE C

E M Dom Jaime disse...

"Sorinha"
Os textos são legais, e de um autor que escreve bem, tem boas idéias, e as expõe, o texto 1 é teatral, pois possui rubricas. O texto 2 é romance porque não aparece rubricas de ação, de movimento.
Abraçuuuuuuuuuuus
Thiago e Luciano
7ª "C"

E M Dom Jaime disse...

Eu acho que o primeiro texto é teatral, pois os nomes dos personagens aparecem antes das suas falas, e também, pois existem rubricas.

Eduardo Finder e Natiane

E M Dom Jaime disse...

Eu acho que o primeiro texto é teatral, pois os nomes dos personagens aparecem antes das suas falas, e também, pois existem rubricas.

Eduardo Finder e Natiane

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto sem dúvida é teatral e o segundo é um texto de romance.

E M Dom Jaime disse...

Os dois textos são escritos diferentes o primeiro é
teatral e o outro não é.Mesmo estando em formas diferentes não modifica o sentido da historia. gostemos muito da historia. alunas;Aline e Franciele

E M Dom Jaime disse...

O TEXTO 1 FOI ESCOLHIDO, PORQUE ÉO TEXTO TEATRAL E SUAS CARACTERISTICAS SÃO ESTAS:O NOME NA FRENTE DA FALA DOS PERSONAGENS, E CONTEM RUBRICAS.
ESSE TEXTO,EXPLICA MELHOR QUAIS SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO FALANDO E PORQUE É UM TEXTO DIVERTIDO,E É BOM DE ENTENDER, EU ESTOU LENDO E RECOMENDO A VOCÊS.

MATHEUS E EMANUEL

E M Dom Jaime disse...

Nós duas estamos lendo um texto
teatral que se chama
(O santo e a porca.)
eu recomendo para pessoas que gostam de ler texto teatral, pois o livro é muito legal,possui falas engraçadas e tambem é muito interessante.

Jéssica Torres Delgado
Andressa Cardoso dos Santos.

E M Dom Jaime disse...

O primeiro é mais legal porque parece que a gente entende mais ele.
O primeiro é teatral porque possui:
·Rubricas
·Escreve-se o nome dos personagens antes de suas falas
·Possui letras repetidas: dão ênfase ao sentimento do personagem
Alunos:Ericson Luis Hilleshein, Bruno Resendes da Silva.

E M Dom Jaime disse...

Nós duas estamos lendo um texto
teatral que se chama
(O santo e a porca.)
eu recomendo para pessoas que gostam de ler texto teatral, pois o livro é muito legal,possui falas engraçadas e tambem é muito interessante.

Jéssica Torres Delgado
Andressa Cardoso dos Santos.

E M Dom Jaime disse...

Nós gostamos mais do romance porque o Cirano queria expressar seu sentimento e na hora de fazer o poema ele só pensou na rima, e não sabia que se pensasse em qualquer rima ela ficaria brava , ele gostava muito dela pois ele não falou aquilo para magoá-la.Mais ela ficou ofendida e então ela quis deixar ele ofendido e falou Cirano tem nariz grande igual uma mortadela.


alunas;JENNIFER,TAYNARA

E M Dom Jaime disse...

Nós alunos do dom Jaime,Cristian e Bruna .Achamos esse blog muito manero,gostamos bastante desse blog por que ele contem textos teatrais muito legais e interessantes e tambem achamos totalmente diferente



Na biblioteca do Dom Jaime tem bastante livros legais O DEMONIO E A SHRA PRIM conta de uma velhina que espera por 40 anos para um estranjeiro chegar no hotel em frente a sua casa esperando até o dia da chegada do estrangeiro esse livro é muito massa

E M Dom Jaime disse...

O texto teatral é o primeiro porque tem os nomes antes das falas, rubricas e bastante dialogo.
Nós gostamos mais do texto teatral porque diverte mais os leitores e quem está lendo parece que está fazendo parte da peça de teatro.
Um livro que nós estamos lendo é o santo e a porca que fala de uma história de lá do nordeste e é muito engraçada e por sinal também é um texto teatral.
Esse foi o comentário dos alunos da 7ª "a" Willian,Douglas FElipe.

E M Dom Jaime disse...

Os dois textos são diferentes, o mais legal é o teatral, pois com as falas dos personagens o texto fica mas engraçado e também mais fácil de entender.
O outro texto é também muito interessante é bem explicado mas o teatral sem duvidas é o melhor da a impressão que estamos cara a cara com os personagens.

ALUNOS ADRIELLY E MARILIZIA

E M Dom Jaime disse...

Os dois textos são iguais,mais um é romance e o outro é teatral.O texto teatral apresenta várias características como:rubricas,o nome antes da fala,etc.O romance é diferente,por que não tem:rubricas e nem nome antes da fala.Marilton e Douglas

E M Dom Jaime disse...

Nós duas da escola dom jaime estamos lendo o livro: "Aurora da minha vida".
Que fala sobre 6 colegas de classe que são bem unidos.
1ºbobo;É um menino que quer seguir a carreira do pai,quer ser escoteiro.
2ºgorda; ela é uma menina que ninguém gosta.
3ºas gemêas;são duas meninas que não sabe lidar com brincadeiras,sua mãe tenta educar as garotas mas seu pai mima muito as garotas.
4ºpuxa;de'puxa saco'é um garoto muito ligado a mãe, que vive apanhando de seu marido.
5ºquieto;Vive com uma família pobre,não pode ficar nervoso pois pode vir a convusão.
6ºAdiantada é uma garota que se acha uma patricinha.

nomes:Leizi e Josiane

E M Dom Jaime disse...

O livro "O Menino Narigudo" é muito bom, porque também tem comédia, recomendo para todas as idades.

Priscila Randon

E M Dom Jaime disse...

"O SANTO E A PORCA"
O livro é legal porque fala de fazendeiro que tinha uma porca que tinha dinheiro dentro e ele estava com medo de que outro fazendeiro tomase seu maior tesouro que não era seu dinheiro mais era sua filha.
Alunos:Jean Carlos Cancerelhi
Rudinei Barros Fonseca

E M Dom Jaime disse...

Nós, Taynara e Fernanda, da 7aC achamos que o texto1 é teatral, pois mostra característica de texto teatral que são: rubricas e o nome do personagem na frente das falas.
E o texto 2 é narrativo pois tem uma certa pessoa que narra o texto

E M Dom Jaime disse...

O primeiro é mais legal porque parece que a gente entende mais ele
O primeiro é teatral porque possui:
· Rubricas
· Escreve-se o nome dos personagens antes de suas falas
· Possui letras repetidas: dão ênfase ao sentimento do personagem
Alunos:Ericson Luis Hilleshein, Bruno Resendes da Silva

E M Dom Jaime disse...

o senhor dos aneis as duas torres é um livro muito bom, conta a segunda parte da guerra do anel, é um dos livros mais legais que ja li e recomendo a todos.


Maikon e Cristiano.

E M Dom Jaime disse...

O livro Pagador de Promesas é muito imteresante pois fala de um homen que fez uma promesa para santa barbara.Sua mulher vai pagar a promesa junto com ele,e começa a reclamar,ele irritado diz que ela nao prescisaria ter ido junto.Gradativamente a discusão vai aumentando.Resumindo o texto é muito legal e engraçado aconselhamos vocês a lerem.

bjkas de maiara A. e Maryana k.

E M Dom Jaime disse...

O PAGADOR DE PROMESSAS

Eu acho o livro muito legal ele fala sobre Zé-do-burro que
Fez uma promessa a Santa Bárbara.ele veio de sua cidade,
Andou 60 léguas e quando chegou a igreja de Santa Bárbara
Estava fechada.
Logo depois aparece o padre que abre a igreja e da de cara com
Zé-do-burro os dois começam a discutir e o padre fecha a porta da
igreja principal da igreja e abre uma pequena porta onde a cruz que ele
trouxe não passa....

enfim o livro é muito bom...recomendo.


ALUNOS:Wagner Della Jacoma e
Fernando Rene Zimmermann

7ª série C
Prof: Ana Lucia Rocha

Eu acho o livro muito legal ele fala sobre Zé-do-burro que
Fez uma promessa a Santa Bárbara.ele veio de sua cidade,
Andou 60 léguas e quando chegou a igreja de Santa Bárbara
Estava fechada.
Logo depois aparece o padre que abre a igreja e da de cara com
Zé-do-burro os dois começam a discutir e o padre fecha a porta da
igreja principal da igreja e abre uma pequena porta onde a cruz que ele
trouxe não passa....

enfim o livro é muito bom...recomendo.


ALUNOS:Wagner Della Jacoma e
Fernando Rene Zimmermann

7ª série C
Prof: Ana Lucia Rocha

E M Dom Jaime disse...

Professora
Por coincidência nós lemos o livro " O menino narigudo", o livro é muito bom, o Valcir Carrasco escreve um texto que amarra o leitor e ao mesmo tempo é engraçado.
B.juuuuuuuuus
Thiago e Luciano
7ª "C"

E M Dom Jaime disse...

Os 2 textos são ótimos mas o texto nº1 é teatral porque apresenta:
*RUBRICAS
*O NOME DOS PERSONAGENS ANTES DA FALA
*DIÁLOGO etc...

O texto nº2 é um romance.
No entanto "O Menino Narigudo" é um livro ótimo.


alunas:Marcela,Dayane Mendes.
7ªc

E M Dom Jaime disse...

Estou lendo um livro muito legal chama-se "A Aurora da Minha Vida" onde ocorre da professora se lembrar dos tempos dela(na escola) e querer punir os alunos com reguadas nas mãos,etc...

Aluno:Flávio Adriano Fagundes de Oliveira.




Estava lendo um livro que se chama "A Aura" ele fala sobre o corpo humano,sobre espírito e romance.

Aluna:Jéssica dos Santos

E M Dom Jaime disse...

Achamos que o texto teatral é o texto número 1 porque ele mostra as rubricas de ação e de interpretação e também tem o nome dos personagens antes da fala.


Comentários: nos gostamos mais do texto 1 porque ali a gente se imagina na história e por opiniões próprias do texto.


Nome: GRASIELLE MENDONÇA, ANDRESSA MICHELE.

SÉRIE:7ªC

E M Dom Jaime disse...

O TEXTO "O MENINO NARIGUDO" É UM TEXTO BEM DIFERENTE DOS OUTROS MEXE COM TODO TIPO DE HUMOR. ALEGRIA, TRISTEZA, AMOR, AMIZADE. OS DOIS TEXTO NOS GOSTAMOS, POIS O PRIMEIRO É TEATRAL E O SEGUNDO ROMANCE. É BEM DIVERTIDO, O LIVRO É PEQUENO, E SÓ POR ISSO ELE É MUITO PROCURADO, E TAMBEM RECOMENDADO, A TODAS AS IDADES. PARESSE QUE É MUITO DIFICIL FAZER O TEATRO DESSE LIVRO MAIS NÃO. É BEM FACIL, E BEM DIVERTIDO. O MAS ENGRAÇADO QUE NOS ACHAMOS FOI A PARTE EM QUE O CIRANO CHAMA A ROXANA DE SAGUI, E O QUANTO O CIRANO VIRA E BATE O NARIZ NO SORVETE.

ALUNOS: DAIANE SERAFIM S. DE L.
LEANDRO DA SILVIA
SERIÉ: 7 SERIÉ C"

E M Dom Jaime disse...

você nao é chapeu mas nao te tiro da cabeça .
sou uma borboleta

E M Dom Jaime disse...

O PAGADOR DE PROMESSAS

Nos gostamos do livro, por causa da crensa do Zé do Burro, e pelo fato do Bonitão dar em cima da Rosa, mulher do Zé do Burro.

E M Dom Jaime disse...

"O Santo e a Porca" é um livro teatral de comédia muito legal,pois conta a história do nordeste.
Nós da 7ªC recomendamos e assinamos em baixo que esse livro é muuuuuuuito bom!

Alunas:Marcela,Dayane M.

E M Dom Jaime disse...

O texto 1 é teatral porque tem rubrica, tem nomes dos personagens e logo em seguida suas falas.
COMENTÁRIOS: nós gostamos mais do primeiro texto, por que explica mais o que os atores tem que fazer quando estão apresentando.

Danilo e Thiago

E M Dom Jaime disse...

O MENINO NARIGUDO

O texto teatral é o texto 1

Comentários:
Nós gostamos mais do texto teatral,porque nesse texto há mais ação.

Característica:O texto teatral tem como característica rubricas e antes de cada fala tem o nome do personagem.

Nome:Luana e Samara 7ªB

E M Dom Jaime disse...

Texto1: O texto um é teatral porque não possui narrador, trabalha com fatos, possui rubricas, e indica o nome dos personagens antes de sua fala.

Texto 2:O texto é um romance porque conta a historia de Cirano e Gabi.
alunos;Iago e Cristiano 7ªB

E M Dom Jaime disse...

O TEXTO nº 1, é o texto teatral pois apresenta;
Não apresentam narrador
A nomes de personagens antes da fala
Tem rubricas
Apresenta diálogos



Nós gostamos do texto nº1,porque é mais fácil de se entender, é engraçado e também porque nós gostamos muito de teatro.

Nome: Pámela e Ana

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto sem duvida é teatral e osegundo é romance .
Nós gostamos mais do primeiro texto por que ele é um texto teatral.
Alunos:Ivan e wagner

E M Dom Jaime disse...

O texto 1 é teatral, por que o texto contém:

-nome dos perssonagens antes das falas
ex:CIRANO:(timido) eu preciso falar com você
-contém rubricas.
ex:GABI:(surpresa)ahn?

Thaiz I.e Daniele
7 série A

E M Dom Jaime disse...

Uma boa pedida para quem gosta de ler é "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban",neste livro ele descobre que quem dedurou seus pais para Voldemort não foi Sirius Black,e sim Pedro(o ratinho de Rony).
Recomendo esse livro para todas as idades,e não so esse e sim todos da coleção.
Alunas:Thays L. e Mayara Limas
7ªA

E M Dom Jaime disse...

Nós já lemos muitos livros,como:Zico conta sua história,um livro que fala sobre a história de um dos maiores jogadores de futebol do Brasil.
O Santo e a Porca,um texto teatral
muito legal.
Ericson Luis Hilleshein;Bruno Resendes da Silva.
7ªA

E M Dom Jaime disse...

Textos teatral e romance

Eu achei muito legal o Dom Jaime fazer um blog, assim agente lê e posta.
Nós gostamos muito dos dois textos o teatro e o romance principalmente da parte que o menino narigudo enfia nariz no sorvete, achamos muito engraçado.
Queremos entrar de novo e postar novamente.

Thaiz I. e Daniele
7 série A

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto é o teatral porque não possui narrador, tem o nome dos personagens depois suas falas ,tem rubricas , locais tempos.
Alunas: Adrielly e Marilizia
7ª Série A

E M Dom Jaime disse...

O menino que comia caca de nariz
O menino estava no canto da sala mexendo no nariz, e logo em seguida o aluno nº1 fala:olha professora, aquele garoto está comendo caca de nariz.Ele esta limpando o salão, que menino porco.
a professora fala: -Você estava fazendo isso? Me responda.
E o menino responde:
-NÃO.Eu não estava.esse menino está mentindo.
-E o menino continuou a mentir até o fim da aula.

Josiane e Leizi 7ºA

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto é teatral por que tem o nome dos personagens antes da fala.
Esses textos são divertidos ,por causa do romance da Gabi com o Cirano.
E o segundo texto é um romance, por que não tem fala dos personagens antes das falas.

DE:Vitor Vidal e Maicon Douglas.
7ªA

E M Dom Jaime disse...

O texto teatral é o primeiro porque possui rubricas e o nome dos personagens antes de suas falas.
O que mais gostamos foi quando ele enfiou o nariz dentro do sandae de Gabi.7ªA Patrícia e Cintia.

E M Dom Jaime disse...

Nós gostamos muito dos livros que estamos lendo na biblioteca que são: " O menino narigudo" e "O pagador de promesas"

Douglas e Marilton
7ª A

E M Dom Jaime disse...

Um ótimo livro para ler é FEURINHA, ele conta a história sobre uma menina que foi roubada dos pais e foi criada por bruxas e
como todo conto de fada vem um princípe e a salva.
Alunos:Jean
Rudinei
7ªC

E M Dom Jaime disse...

Nesse momento estamos lendo o livro “O Pagador de Promessas”, é um livro muito bom, mesmo sendo tão triste, conta a historia de um homem chamado Zé-do-burro, ele anda mais de sessenta léguas, carregando uma cruz para pagar uma promessa. É uma historia muito bonita, envolvendo religião, amor e muita comedia.

Eduardo Finder e Natiane Schmidt 7a série C

E M Dom Jaime disse...

O Santo e a Porca

O texto fala de um homem que guarda todo o seu dinheiro em uma porca de madeira como se fosse seu cofrinho,esse homem enfrenta vários vigarista e ladrões que querem roubar o seu dinheiro que está na porca.é um texto muito engraçado e ao mesmo tempo emocionante.enfim o livro é muito divertido,eu recomendo para todos os leitores.

Wagner Della Jacoma e Fernando René zimmermann
7ª C



O Santo e a Porca

O texto fala de um homem que guarda todo o seu dinheiro em uma porca de madeira como se fosse seu cofrinho,esse homem enfrenta vários vigarista e ladrões que querem roubar o seu dinheiro que está na porca.é um texto muito engraçado e ao mesmo tempo emocionante.enfim o livro é muito divertido,eu recomendo para todos os leitores.

Wagner Della Jacoma e Fernando René zimmermann
7ª C

E M Dom Jaime disse...

Um livro muito bom que nos já lemos é “O menino narigudo”
É um livro que conta a historias de um menino que tem um nariz enorme
E tem muita vergonha porque não tem um nariz perfeito ele fala para sua mãe
Que quer fazer uma plástica e é muito engraçado.

Alunas:Taynara e Fernanda 7ªC

E M Dom Jaime disse...

os dois textos são legais só que o mais que gostei foi o primeiro. o primeiro texto é teatral ele tem rubrica e o nome antes do diálogo dos personagens por exemplo:CIRANO – (hesita) Gabi...

E M Dom Jaime disse...

Nós achamos que o texto 1 é teatral pois o nome das personagens aparece antes de sua fala, e possue rubricas.
Alunos:Maicom Luiz e Andressa Gomes de Lima 7A C.

Comentários:Andressa
‘O menino narigudo’ conta situações muito engraçadas, como a do ‘sorvete’,o que faz com que possamos rir do começo ao fim.
Meus comentários: Maicom Luiz
‘‘Aurora da minha vida’’conta a historia de uma escola e seus alunos rebeldes .
7ª C

E M Dom Jaime disse...

Gostamos muitos do texto "O MENINO NARIGUDO". Chama muita atenção, de todos os leitores, é um livro pequeno mais muito criativo. Mexe com humor, tristesa, alegria e poesias. No momento estamos trabalhando neste texto. Nós gostamos muito e recomendamos. Para todas as idades...

Alunos: Daiane Serafim S.
Leandro da Silvia
Serié: 7 serie C

E M Dom Jaime disse...

O texto nº 1, é o texto teatral pois apresenta;
Não há narrador.
Há nomes de personagens antes da fala.
Tem rubricas.
Apresenta diálogos.

Nós gostamos do texto nº1,porque é mais fácil de se entender, é engraçado e também porque nós gostamos muito de teatro.

Nome: Pámela e Ana 7ºB

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto é teatral, porque possui rubricas, o nome do personagem antes de sua fala e não possui narrador.A melhor parte do texto foi quando o menino narigudo declarou-se para Gabi, recitando-lhe uma poesia.Gabi ficou furiosa, o menino narigudo muito nervoso colocou seu enorme nariz no sorvete de Gabi, nossa que situação!

Vanessa e Djessica

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto é teatral, suas características são: não tem narrador, nome dos personagens antes das falas, possui rubricas e tem tempo e lugar.


O texto de numero um é ótimo por que perto do fim começa a ser engraçado principalmente na hora em que o menino declara uma poesia para ela e ela acaba não gostando.
.
Alunos: Willian N. Andrade
David Pereira
7ªB
nº:7 e 31.

E M Dom Jaime disse...

O texto teatral é o 1º porque possui rubricas de movimento e interpretação não possui travessão só possui o nome do personagem antes da fala e não possui a interferência do narrador no texto.

Fabiani e Manuela
7ª B

E M Dom Jaime disse...

1º Texto.É Teatral ,porque as falas dos personagens estão em negrito, não há narrador.



Nós gostamos mais do romance porque o Cirano queria expressar seu sentimento e na hora de fazer o poema ele só pensou na rima, e não sabia que se pensasse em qualquer rima ela ficaria brava , ele gostava muito dela pois ele não falou aquilo para magoá-la.Mais ela ficou ofendida e então ela quis deixar ele ofendido e falou Cirano tem nariz grande igual uma mortadela.

jennifer, taynara 7ºA

E M Dom Jaime disse...

O texto 1 é teatral por que tem rubrica, tem também ironia ,e a fala dos personagens acontece após o nome deles.

CARACTERISTICAS:

Rubrica de movimento:Gabi sai correndo e Cirano corre atrás

Ironia: Ah...mas você paga o sorvete?

Comentário:

Nós achamos que o texto foi muito bem feito e também bem criativo.E foi muito engraçado.
Alunas:Mayara C.E Kelly 7ªC

E M Dom Jaime disse...

eu gostei do texto um porque eu acheimas engrasado e achei mas fasio de entender

caracteristica:

o primeiro texto é teatral porque tem rubrica e antes da fala tem o nome de quem esta falando

nome:Joel Veiga Junior
Serie:7ªC

E M Dom Jaime disse...

O texto que nós mais gostamos foi o primeiro,
Pois ele apresenta :muitas rubricas.

A parte que nós mais gostamos foi quando ele fez a poesia para ela.
Ela brava faz uma sem graça para ele.
Nós gostamos porque é engraçado.
E também porque eles se brigam.
Características: tem rubricas,não tem protagonista,é teatral.

Alunos: Joelson Caciano e Eduardo Manuel Alves.7ª B

E M Dom Jaime disse...

Comentários


Nós gostamos muito dos textos, o romance faz a pessoa viver com os personagens e o texto teatral faz de nós sermos os personagens.
Essa foi à opinião dos alunos Cristiano e Iago da 7ªB

E M Dom Jaime disse...

Aurora da minha vida
Os dois textos são bons, só que gostamos mais foi o primeiro texto, pois tem mais críticas e o texto é mais cômico, e é isso que-o torna engraçado e gostoso de se ler,o texto teatral é mais explicado, pois contém parênteses e sabe-se quem está falando.


O texto teatral aurora da minha vida é um texto bem engraçado fala dos alunos e seus professores, os alunos são malcriados e desrespeitam pais, colegas e professores.

Alunas:Emileine e Débora
Série:7ª B

E M Dom Jaime disse...

O primeiro é texto teatral porque tem rubricas é engaçado.
O segundo texto é romance porque tem narrador e o autor de um texto romântico define mais a história .


Priscila de Oliveira : Eu gostei muito do texto teatral, mas prefiro o
romance, porque tem fala de personagem e detalha mais a história .

Nethiéle: Eu amei o romance mas sou apaixonada pelo texto teatral , porque é engraçado e tem muitas vezes fala de personagem.


Nome: Priscila de Oliveira 25 , Nethiéle 32

E M Dom Jaime disse...

O menino narigudo .

O primeiro texto é teatral porque: há os nomes antes da fala,dos personagens também há RÚBRICAS, tempo e local.

O segundo texto, não é teatral porque, não há os nomes antes da fala, alguns textos teatrais não tem RÚBRICAS.

Comentário ;

Priscila: Eu gostei do texto teatral, porque ele é divertido e tem fala de personagens, pra quem quer ser ator de teatro tem que ser alegre e divertido para poder interpretar.

Everton :Eu acho o texto teatral muito legal , mas eu prefiro romance me inspira mais, pois sou muito romântico .

7ª B

E M Dom Jaime disse...

O primeiro texto é teatral o segundo é romance , nós gostamos do primeiro porque é mais fácil de ler e entender.

Alunos:Ivan e Wagner :7 série B.

E M Dom Jaime disse...

Os dois textos estão maravilhosos mas sem dúvidas gostamos muito do texto teatral porque é muito fácil de entender
ALUNAS;ALINE E FRANCIELE 7ªB

Dragon ball e Naruto disse...

Adorei os textos o pessoal da minha sala também fez e meu grupo fez o final assim:
[...](o telefone toca)
Márcio Texeira Leite:não poderei ir à reunião. Porque meu filho adoeceu. Descupe-me.
(o telefone toca novamente)
Americano Billy Jonsson: Desculpe não posso ir à reunião por motivos pessoais.
Lucio: Está certo. Obrigado por avisar.
(a campainha toca e Lúcio atende é uma babá chamada Gabriela)
Gabriela: Olá, fiquei sabendo que vocês precisam de uma babá.
(Silvia e Lúcio se jogam no sofá)
Lúcio e Silvia: tarde de mais!