quarta-feira, abril 26, 2006

Quem conhece Pedro Malazartes?

"As maquetes e os cartazes produzidos pelos alunos das 5ªs séries, foram inspirados nas histórias de Pedro Malazartes.
As histórias foram lidas pela professora Elaine sempre no início de cada aula de leitura, também foi apresentado o filme ! As Aventuras de Pedro Malazartes".
Após ouvirem as histórias e verem o filme, os grupos teriam que apresentar através de qualquer tipo de trabalho manual, uma cena que tivesse sido marcante para eles.
O resultado foi realmente gratificante, os alunos se empenharam e surpreenderam, tanto no uso dos materiais quanto no aproveitamento de outros gêneros textuais. Um dos grupos elaborou uma receita para apresentar a história da sopa de pedras, a receita continha até o modo de comer.
As apresentações aconteceram na biblioteca da escola. Acredita-se que os alunos sentiram-se mais seguros no momento da apresentação, pois contaram com recursos concretos, como as maquetes e cartazes, que serviram como apoio para que pudessem mostrar como se desenvolviam as histórias".

Profe Elaine

Os mais velhos talvez se lembrem de Pedro Malazartes, um personagem que é um desafio para os folcloristas brasileiros. Trata-se de um menino muito esperto com lendas registradas em todo Brasil, principalmente na época da colônia.

Sua história mais famosa é a da sopa de pedra. O cara, que é um andarilho, chegou em uma comunidade de crianças que não comiam legumes de jeito nenhum. Propôs, então, que, em grupos, as crianças fossem pegar água na nascente, pedras bem redondinhas e verduras para fazer uma deliciosa sopa de pedras. Todas as pedras fora do padrão ele mandava as crianças pegar outra. O cheiro foi ficando maravilhoso e as crianças com fome. Todas acabaram comendo verduras para a felicidade dos pais. Quando uma mais esperta perguntou onde estavam as pedras Malazartes retrucou: "ficam no fundo, só para dar gostinho".

A professora Elaine com os alunos de 5ª série resgatou a história de Pedro Malazartes e suas principais obras. Confiram!!! Parabéns à todos!

Bjokas da Profe Fabia (Coordenadora Sala Informatizada)











Nenhum comentário: