terça-feira, maio 18, 2010

Alguns projetos 1º ao 5º ano

Alguns projetos que estão sendo desenvolvidos na sala informatizada e sala de aula:

2º ano A e B - O Baú das parlendas ( Professora Luciana e Professora Márcia)
..."A leitura do mundo precede a leitura das palavras, pois é através do que é significativo para as crianças que a mesma mostrará interesse em descobrir, assim sendo as parlendas vem contribuir para o desenvolvimento do processo de leitura e escrita, facilitando a memorização, a seguencia lógica dos fatos, dos acontecimentos, que contribuem para a aprendizagem na fase de alfabetização, ampliando seu repertório liguistico."
ALGUNS OBJETIVOS: - Construir e ampliar o repertório linguistico; organizar uma coletânea de parlendas; conhecer a estrutura das parlendas.
CONTEÚDOS - Leitura; antecipação e inferência na leitura; estrutura do texto(silhueta e caracteristicas) rimas, repetições e ritmos.
ETAPAS PREVISTAS - pesquisa investigativa; listas; bilhete coletivo aos pais; cartazes; explorar cada parlenda através de atividades diversas; produzir as escritas das parlendas para o Baú das Parlendas.
PRODUZIR UM BAÚ COM PARLENDAS DIVERSAS BEM COMO ILUSTRAÇÕES.

2º ANO C e D - Cante, Brinque e Encante - (Professora Camila e Professora Angela)

..."As cantigas populares sempre foram transmitidas oralmente pelas pessoas mais velhas aos mais novos. Elas serviam para embalar as crianças e faziam parte das brincadeiras de roda....
A escola tem o dever de promover o contato com esse tipo de texto. Esses textos que as crianças aprendem e sabem de memória favorecem o processo de alfabetização, uma vez que ao conhecer o conteúdo do texto podem voltar-se à reflexão sobre o sistema de escrita.
OBJETIVOS: - escrever textos que saibam de memória, assim estarão pondo em jogo suas hipótese de escrita, desafiados a refletir sobre o sistema; ler sem mesmo saber ler convencionalmente, utilizando estratégias de leitura; produzir um dvd com as cantigas escolhidas.
METODOLOGIA: - escrita de cantigas selecionadas pela turma; ilustração; gravação das cantigas .

1º ano A, B, C e D - O Reino Mágico do Alfabeto (Professoras: Leila, Luciana e Francine)

..." A aquisição do sistema de escrita pelo educando ocorre com o seu ingresso na cultura escrita, e com a aprendizagem das práticas sociais de leitura e escrita e a Informática Pedagógica é uma ferramenta didática que privilegia os quatro eixos da alfabetização e letramento: a língua oral, a prática de leitura, a análise e a reflexão da língua como propõem Ferreiro e Soares.

OBJETIVOS - Alcançar a elaboração coletiva de um conjunto de listas e gêneros textuais construídos em sala de aula pelos educandos através de atividades diversificadas para apropriação do código alfabético e formação do leitor autônomo.
ETAPAS- Iniciar com jogos educativos específicos que envolvam o alfabeto, letras faltantes, digitação de palavras. (sites: discoverykids.com.br; escolagames.com.br; atividadeseducativas.com.br)
PRODUÇÃO FINAL - Digitar listas e textos coletivos e finalizar com a filmagem da leitura dos alunos bem como o making off do projeto.

3º Ano D -Fábulas (Professora Rosane)

3º ano C - Criança Segura (Trânsito) (Professora Maria de Lourdes Crescencio)

4º ano B, C e D - Sinais de Pontuação (Professoras Edena e Maria de Lourdes da Maia)

5º ano - Santa e Bela Catarina (Professora Denir - Geografia)

Logo segue detalhes!
E vamos trabalhar!!!

Nenhum comentário: