sexta-feira, maio 28, 2010

Reunião Pedagógica - 31/05/2010

Metodologia ou Tecnologia??

Sabemos que recursos tecnológicos (vídeos, aparelho de som, dvd’s, máquina digital, celular, computador, data show, retropojetor e outros), devem se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possiblidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.
Utilizando esses recursos a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.

O vídeo abaixo deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?


Assista o vídeo e reflita: "Como você está usando a tecnologia com seus alunos ??"


22 comentários:

E M Dom Jaime disse...

Professoras: Luciana e Denir.

Realmente se a metodologia persistir, qualquer ferramenta tecnológica não mudará o estilo do docente. O discente terá apenas um recurso diferente, mas da mesma maneira de aprender. Não adianta o professor passar um texto no quadro e usar o datashow para que os alunos copiem o mesmo texto. A tecnologia deverá ser usada para mostrar ao aluno aquilo que é
impossível fazer na lousa, deverá complementar a aprendizagem de forma a esclarecer e vislumbrar um novo aprender.

ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ ANTONIO NAVARRO LINS disse...

Procuro utilizar as ferramentas tecnológicas como recursos para facilitar a aprendizagem dos alunos e principalmente para que as aulas sejam mais motivadoras e para que os alunos vejam a escola como um lugar que não parou no tempo, que também está se modernizando.

PATRICIA

Unknown disse...

Por enquanto não estou fazendo uso da tecnologia com os alunos, pois estou a pouco tempo estou na escola.
Mas percebo a necessidade e a importância do uso com qualidade!

Orientadora Carmen Maria Wolf

delourdes disse...

Enriquecemos nosso trabalho, utilizando-nos de todas as ferramentas que a escola oferece.
Temos a nossa disposição televisão,DVD, filmes, acesso à pesquisas na internet, e o próprio pc para digitações de trabalhos, apresentações de slides, data-show e uma coordenadora muito eficiente.

Angela e Maria de Lourdes da Maia

E M Dom Jaime disse...

Com ou sem recursos tecnológicos as aulas precisam ser atrativas, trazer novidades. Na era da informática, nós professores, precisamos nos render a esses recursos e aprender a explorá-los, aprender com nossos alunos para estarmos mais perto deles, e daquilo que tanto almejamos, chamada QUALIDADE NA EDUCAÇÃO!
Edna

E M Dom Jaime disse...

Utilizamos os recursos tecnológicos como ferramenta para enriquecer conceitos matemáticos e outros, utilizando pesquisa na internet, o uso de calculadoras em algumas atividades especifícas, construção de gráficos no excel e sua interpretação.
Profª Adriane e Elizete

E M Dom Jaime disse...

Paulo0 e Leovaldo.

Sabemos que a tecnologia é impotante, quando sabemos utilizar como farramenta adquada para o beneficio do conhecimento do professor e do aluno, procurando a maior motivação ao conteúdo que está sendo desenvolvido.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
E M Dom Jaime disse...

Os 1ºs Anos das Séries Iniciais do Ensino
Fundamental trabalham com o Projeto O Mundo Mágico do Alfabeto em sala de aula integrado ao uso da Sala de Informática no qual ficam como registro as listas e os textos coletivos produzidos pelos alunos que ao final do Projeto tem como produto final um livro e um cd para cada criança. É uma satisfação promover a interação da tecnologia e a metodologia pedagógica como ferramentas de aprendizado.
Professora Leila Dippe - 1º A e C.


Os alunos do 6º ao 9º ano vão usar a informática para pesquisa de dados sobre a copa onde irão desenvolver um trabalho envolvendo todas as informações possíveis sobre países sediantes da copa,tecnicos da seleção brasileira das copas anteriores,bandeiras, mascotes,e curiosidades diversas.Após a pesquisa todos os trabalhos vão para exposição. Profª Sandra Regina De Lima- Ed. Física.

E M Dom Jaime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo Sobral disse...

Acredito que estamos muito longe da tecnologia para a qual esta nova geração de alunos está habilitada. Nossas crianças estão nascendo cada vez mais aptas e auto-suficientes em relação ao universo digital. Infelizmente muitos de nós, professores, ainda sentimos medo e insegurança quando trata-se de aplicar ou até mesmo conhecer essas ferramentas para aplicá-las em sala de aula... o que é algo completamente natural, já que não fomos instruídos nesse universo. A "crise" de identidade que a criança pós-moderna tem passado reflete diretamente em nosso trabalho e penso que em pouco tempo, alguém deverá mostrar outro caminho para a Educação - a Metodologia à qual o vídeo se refere está ligada à necessidade que temos em descobrir: que criança é essa que temos que educar? O que mudou, e o que tem mudado de forma veloz? - Será que o modelo de escola que estamos reproduzindo é realmente eficaz para esse novo público? E o professor? Está preparado para essas crianças do on-time.
Ronaldo Sobral

Unknown disse...

Eu trabalho com criança com algum tipo de necessidade especial,então eu vejo a importância desses recurso para esses alunos. É imprecionante a facilidade q eles tem para absorver os recursos tecnológicos.Crianças q em sala ñ conseguem escrever mas na informática por exemplo, elas demonstram uma habilidade com o mouse q muitos ditos normais ñ possui.Esses alunos precisam muito do visual e do oral chega de blá,blá blá...Mas é muito pouco ainda podemos ir muito além.

E M Dom Jaime disse...

Fernando (Ed. Física)

Até o momento não utilizei nenhum recurso tecnológico, porém, sei da necessidade e da importância dos mesmos.
Apesar da Educação Física ser uma disciplina "diferente", ela conta com excelentes sites esportivos e educativos voltados exclusivamente a disciplina. Pretendo utilizar dessa ferramenta em breve!

E M Dom Jaime disse...

Não adianta ter tecnologia de ponta e metodologia de pedra lascada.
Os estudantes precisam saber que mesmo em um texto digitado (composição escolar ou documentos oficiais) existe normas, regras a serem seguidas e essas são diferentes das netiquetas usadas nas páginas de relacionamentos.
Quanto aos professores, esses precisam de um suporte para saber usar essa ferramenta na disciplina e orientar os estudantes a tirarem maior proveito dessa ferramenta na aquisição de conhecimento.

Ana Lúcia, Iolanda, Irene, Jucely

delourdes disse...

Enriquecendo o trabalho de sala de aula no laboratório de informática com jogos, vídeos, montando trabalhos, pesquisas e a socialalização de conhecimento produzido através dos blogs.




Marianita e Camila

E M Dom Jaime disse...

Sim a metodologia deve evoluir paralelamente com a tecnológia. Por isso o profissional atuante em qualquer área, deve aprimorar seus conhecimentos e fazer uso das ferramentas e recursos à que tiver acesso.Consequentemente estará também aumentando as possibilidades de produtividade e qualidade em seu trabalho.

Professora: Salete Pedrelli

delourdes disse...

Enriquecendo o trabalho de sala de aula no laboratório de informática com jogos, vídeos, montando trabalhos, pesquisas e a socialalização de conhecimento produzido através dos blogs.




Marianita e Camila

delourdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
E M Dom Jaime disse...

As inovações tecnológicas fazem parte da educação contemporânea, porém o processo de aprendizagem não depende apenas de recursos, mas sim da forma com que estes são aplicados.
Tudo que é diferente é visto pelo aluno como algo interessante (a ser descoberto), as tecnologias são um grande atrativo, mesmo sendo utlizado de maneira simplificada. Com certeza, com um bom planejamento dos recursos tecnológicos, será melhor para sua aplicação didática.

Um abraço para todos
Profº Fábio
Profª Cheila300

E M Dom Jaime disse...

É inevitável não usar a tecnologia,a educação deve estar sempre conectada à realidade social e os avanços tecnológicos são de grande valia para todo o processo de ensino- aprendizagem.Mas atentopara o fato de não serem usados como um fim em si mesmo, mas como um recurso auxiliador neste processo. Uso o computador para reescritas e produções textuais,correção da ortografia , a máquina fotográfica digital, para registrar eventos e o video para ilustrar temas diversos. São importantes sim, mas sempre com a presença do professor como mediador.

Rosane Haag

Unknown disse...

A tecnologia é um acessório para o professor. Precisa estar inserida dentro da sala de aula, De modo a complementar conteúdo de forma prazerosa.
Lucinda, Maria de Lourdes e Isabeli

E M Dom Jaime disse...

Acreditamos que, a partir do momento que o professor tem idéias criativas e motivadoras para desenvolver seu conteúdo em sala de aula, a tecnologia e suas ferramentas vem somar este trabalho.

Edena / Talita